INSTITUCIONAL

 

INSTITUCIONAL

HISTÓRIA

Fundado em 06 de janeiro de 2003, o Instituto Práxis de Educação, Cultura e Ação Social é uma entidade de direito privado sem fins lucrativos, certificada como entidade beneficente de assistência social na área da saúde, e como tal, presta serviços ao Sistema Único de Saúde (SUS).

O Instituto Práxis iniciou suas atividades na administração hospitalar no ano de 2005 no Hospital Fernandes Távora (HFT), onde tem convênio com a Prefeitura Municipal de Fortaleza para 10 leitos de terapia intensiva desde o referido ano, a partir de 2014 passou a ofertar para a Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza mais de 60 sessenta leitos de retaguarda aos principais hospitais do município,  dando um indispensável suporte ao Instituto Dr. José Frota e às UPA’s de Fortaleza.  Também destaca-se,  que o Instituto  Práxis abriu no final de 2014 mais 32 leitos retaguarda, desta vez voltados para os pacientes referenciados pelo Hospital Geral de Fortaleza e pelas UPA’s dos municípios da região metropolitana de Fortaleza,  através de convênio celebrado com a Secretaria Estadual de Saúde (SESA). Em 2016, por solicitação do Governo do Estado do Ceará, disponibiliza mais 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Tornando assim a unidade de Fortaleza o maior hospital em suporte tanto a rede estadual como municipal,  prestando relevante serviços aos usuários do Sistema único de saúde.

iStock_000003709313XLarge

O Instituto Práxis,  através de sua unidade em Fortaleza  (HFT), atua também no acolhimento e atendimento ao paciente com câncer, em parceria com o Centro Regional Integrado de Oncologia (CRIO), entidade credenciada em alta complexidade em oncologia (UNACON), onde realiza mais de 600 procedimentos cirúrgicos por ano,  prestando assim inestimável serviços a sociedade, atuando também nessa área priorizando o paciente referenciado pelo Sistema Único de Saúde. Diante de tantos avanços positivos, obteve-se como resultado a expansão do modelo de gestão.

Em 2016, o Instituto Práxis iniciou a gestão do Núcleo Hospitalar Parnaíba, no estado do Piauí, tendo sido habilitado pelo Ministério da Saúde para atuar também na Rede de Retaguarda da Urgência na cidade de Parnaíba, com 30 leitos de retaguarda dando assistência aos pacientes referenciados pelo Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA). Foi um desafio em termos de logística, mas ao mesmo tempo confirmou os métodos de trabalho do Instituto Práxis como efetivos e que resultam em qualidade do serviço de saúde prestados.

Reflexo do excelente trabalho desenvolvido, em 2017 um novo desafio foi lançado, o Hospital Regional do Câncer, sediado na cidade de Itapipoca, tendo como meta principal proporcionar um serviço de qualidade a população da região, oferecendo 10 leitos de terapia intensiva, centro cirúrgico, leitos para internamento clínico e cirúrgico, além de ambulatório de oncologia e o serviço de quimioterapia. 

DIRETORIA

luiz fernando

Dr. Luiz Fernando Porto Mota
Diretor Presidente.


Advogado, formado em direito pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Com título de especialista em direito e processos administrativo, também pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR.

francisco esio

Dr. Francisco Ésio de Souza Jr.
Diretor Financeiro.


Formado em Economia pela Universidade de Fortaleza – Unifor. Possui titulo de Especialista em Finanças pela Bovespa (SP) e Auditoria e Gerenciamento de Saúde pelo Centro Universitário Christus (Unichistus).

dr. rondal pompeu

Dr. Randal Pompeu Ponte
Diretor Técnico.


Médico, graduado pela Universidade Federal do Ceará, titular do Colégio Brasileiro de Radiologia, especialista em Morfologia pela Universidade Federal do Ceará e especialista em gestão de serviços de saúde pela Fundação Getúlio Vargas – FGV.A

GERÊNCIA DE ENFERMAGEM